Introdução
Cada professor tem seu próprio método de ensino, ou usa o método do chefe do grupo ao qual pertence. No entanto, o uso de seqüências predeterminadas de golpes e defesas, para serem feitas por duplas de jogadores, é comum a praticamente todos, sejam da angola ou regional. O primeiro a criar e utilizar este tipo de método de ensino, utilizando seqüências de golpes e defesas, foi Mestre Bimba - criador da capoeira regional -, na década de 1930.
Hoje já não se aprende capoeira de forma intuitiva, como parte integrante de um todo cultural, como acontecia em Salvador nas décadas de 1940 e 1950 nos círculos da capoeira angola. Os tempos são outros: era tecnológica, sociedade de consumo, globalização, etc. No entanto, a capoeira tem sobrevivido a todas estas mudanças e continua sendo um processo "cujo fim é inconcebível ao mais sábio dos mestres", como ensinava Mestre Pastinha. Assim, no contexto da sociedade em que vivemos, o ensino do jogo é feito de maneira estruturada, e as oito seqüências criadas por Mestre Bimba ainda são um dos melhores métodos para se aprender capoeira regional. E, se adicionadas a treinamentos de golpes e a treinamentos que visam a improvisação e a criatividade, resultam num método eficiente e não-mecânico.
Inicialmente, as seqüências devem ser feitas a partir da ginga, em ritmo lento. Assim minimiza-se o risco de acidentes e facilita-se a memorização. Uma vez que os golpes já são executados sem grandes dificuldades, a velocidade de execução deve ir aumentando até chegar ao ritmo de São Bento Grande de Bimba, criado por Mestre Bimba para o jogo entre seus alunos. Após fazer a seqüência, a dupla de jogadores deve fazer a seqüência "simétrica": ou seja, o que foi feito com a perna esquerda é feito com a direita, e vice-versa.
A seqüência seguinte só deve ser iniciada quando ambos os jogadores tiverem memorizado a atual.
Primeira Seqüência (meia-lua, armada, aú, cocorinha, negativa-de-angola, cabeçada
Segunda Seqüência (martelo, cocorinha, bênção, aú, rapa, armada, cabeçada, negativa-de-angola, rolê)
Terceira Seqüência (queixada, cocorinha, bênção, aú, armada, negativa-de-angola, rolê, cabeçada)
Quarta Seqüência (galopante, negativa-de-angola, rolê, cabeçada, arrastão, aú)
Quinta Seqüência (giro alto, joelhada, aú, cabeçada, rolê, negativa-de-angola)
Sexta Seqüência (rabo-de-arraia, cocorinha)
Sétima Seqüência (armada, cocorinha, aú, bênção, negativa-de-angola, rolê, cabeçada)
Oitava Seqüência (bênção, aú, negativa-de-angola, rolê, cabeçada)
Segunda Seqüência (martelo, cocorinha, bênção, aú, rapa, armada, cabeçada, negativa-de-angola, rolê)
Terceira Seqüência (queixada, cocorinha, bênção, aú, armada, negativa-de-angola, rolê, cabeçada)
Quarta Seqüência (galopante, negativa-de-angola, rolê, cabeçada, arrastão, aú)
Quinta Seqüência (giro alto, joelhada, aú, cabeçada, rolê, negativa-de-angola)
Sexta Seqüência (rabo-de-arraia, cocorinha)
Sétima Seqüência (armada, cocorinha, aú, bênção, negativa-de-angola, rolê, cabeçada)
Oitava Seqüência (bênção, aú, negativa-de-angola, rolê, cabeçada)
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