Efeito

Inst. Ninja

 
Francisco Antonio Garcia mais conhecido na capoeiragem como Ninja, nasci em Triunfo Potiguar/RN em 24 de Setembro de 1982, tive meu primeiro contato com a capoeira aos 18 anos de idades, quando eu cursava a 7º serie do ensino fundamental, nesse período eu praticava uma capoeira de rua sem ritmo e sem entender o que eu estava fazendo, na minha jornada sem poucos conhecimento sobre essa arte fui obtendo desempenhos que estava mim favorecendo.Em 25 de março de 2001 tivemos o primeiro contato com um professor de capoeira que se chamava Carlos Eduardo da Silva fundador do Grupo de Capoeira Pandeiro de Prata, sua principal sede era em Aquiráz/CE, ele veio através de Aldenora de Carvalho, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Triunfo Potiguar/RN, para passar um pouco de seus conhecimentos pra nos, tivemos 5 dias de curso de capoeira muito intenssivo e muito esforço sabíamos que o professor de capoeira já tava chegando o dia de ele ir embora, no dia 30 de março do referido ano ele promoveu o primeiro batizado de capoeira, com a participação do grupo de capoeira Cordão de Ouro de Assú/RN, tivemos uma festa e um batizado muito lindo, no dia 1 de Abril de 2001 o professor tava de partida pra sua terra, com muito esforço durante sua vinda a Triunfo em homenagem a ele escolhemos que o grupo daqui fosse Pandeiro de Prata.Treinei durante 8 anos da pandeiro tive um ótimo aproveiatamento viajei em numeras cidades divulgando meu trabalho e do grupo, tivemos varias cidades que se afiliou-se a nosso grupo, passei momentos de muitas alegrias e hoje eu tenho ainda quando falo da pandeiro só mim vem momentos bons.Em 2009 comecei a freqüentar rodas de capoeira em campo grande onde la o grupo se chamava acorda capoeirista, comecei sempre que eu podia ir rodas por la, certo dia o Thiago mim apresentou o mestre do grupo dele, tivemos em numeras conversar e umas delas foi minha filiação do grupo.No dia 15 de Agosto de 2009 eu mim afiliei ao Grupo Acorda Capoeirista do Mestre Canela de Itaú/RN, e estou ate hoje divulgando meu trabalho e do grupo graça a Deus, hoje mim formei Instrutor de Capoeira no Grupo Acorda Capoeirista.   

Biografia do Grupo de Capoeira de Triunfo Potiguar/RN 
O Grupo Acorda Capoeirista de Triunfo Potiguar/RN, Foi fundado no dia 15 de Agosto de 2009 na referida cidade, tendo como meta expandir mais ainda nossa arte genuinamente brasileira a capoeira. O Grupo Acorda Capoeirista não existe para fins lucrativos ou adquirir fama, a entidade existe para defender os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes através do ensino da capoeira com todos os seus valores de vidas. Entre eles, temos vínculo familiar, um bom meio ambiente, respeito, honestidade, humildade e direitos iguais.

O Grupo Acorda Capoeirista trabalha o aluno para que ele possa ter um bom desempenho na sociedade, é uma forma de mostra aos cidadões que a capoeira é uma forma de expressão cultural, dança e arte.
O Grupo não tem uma sede própria mais atua juntos com demais centros culturais da nossa cidade.
O principal representante e organizador do Grupo de Triunfo Potiguar/RN, Serra de João de Vale e Campo Grande/RN é o Instrutor Ninja, formado na capoeiragem a quase 9 anos, atualmente faz um trabalho voluntaria na sua comunidades levando e mostrando a capoeira para os jovens como um esporte de vida mais saudável.

Dias de Treinos; Segunda a Quinta – Feira às 10h30min Sábado e Domingo às 15h00min Local: Centro Comunitário de Triunfo Potiguar/RN 

A preocupação com a situação social dos alunos também faz parte da filosofia do ACAC, em caso de problemas, o instrutor tenta resolve-los através do dialoga ou visitar a família do aluno.

AQUELE GRANDE AXÉ A TODOS SITE EM MANUTENÇÃO... O CAPOEIRISTA TEM QUE FLUIR, SER CALCULISTA E OBJETIVO... PARA SER BOM CAPOEIRA, TEM QUE ADQUIRIR CONHECIMENTOS, TEM QUE VALORIZAR E RESPEITAR SEU MESTRE OU PROFESSOR... A CAPOEIRA É TUDO QUE A BOCA COME... O VERDADEIRO CAPOEIRA É AQUELE QUE SE DEIXA-SE LEVAR PELA ALMA...

***** Toques e seus Significados *****
- Angola - São Bento Grande
- São Bento Pequeno - Angolinha
- Iúna - Lamento
- Amazonas - Cavalaria
- Santa Maria - Benguela
- Idalina - Maculelê
- Samba de Roda - Samba de Angola
- São Bento Grande de Bimba - Samango
- Valsa - Samba de Enredo
- São Bento Corrido - Choro

Obs:Para cada toque, um tipo de jogo

Significados dos Toques

TOQUE DE ANGOLA: É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso, rente ao chão, bem devagar.
ANGOLINHA: É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.
SÃO BENTO PEQUENO: É o toque para jogo solto, ligeiro, ágil, jogo de exibição técnica. Também conhecida como ANGOLA INVERTIDA.
SÃO BENTO GRANDE: É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos e também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.
TOQUE DE IÚNA: É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ce der a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.
LAMENTO: É o toque fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres.
AMAZONAS: É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.
CAVALARIA: É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoe ira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.
SANTA MARIA: É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Inscita o jogo mas não incentiva a violência.
BENGUELA: É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.
MACULELÊ: É o toque usado para a "Dança do Maculelê", ou para o jogo do porrete, faca ou facão.
IDALINA: É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.
SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA: Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.
SAMBA DE RODA: É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e bom de olho em sua companhei ra.
Outros toques que não foram citados são toques mais usados para florear, enfeitar o jogo, dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atrações durante o acontecimento da roda.
É essencial a um bom capoeira que ele domine com perfeição todos os toques que conseguir e que pratique o ritmo dos três berimbaus ou seja, que ele toque o Gonga tão bem quanto o Médio e este tão bem quanto o Violinha.

Natal